Saúde

          

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Perturbações

Perturbações

Existem algumas alterações relativamente frequentes na adolescência que vale a pena resumir:

Sopros Cardíacos. São ruídos acrescidos que se ouvem ao auscultar o coração. São muito frequentes na adolescência (20 %-40%) e costumam descobrir-se num exame médico por outro motivo. Em geral são benignos (denominam-se inocentes), ou seja, não se devem a nenhuma doença cardiovascular. Este ponto é importante, pois e frequente limitar-se a actividade física sem motivo.

Escoliose e cifose. São deformidades da coluna vertebral, muito frequentes nesta idade: a escoliose é um desvio lateral com rotação e a cifose é um aumento da curvatura posterior. Costumam ser posturais e transitórias, estando por vezes (sobretudo a escoliose) relacionadas com o transporte de livros para a escola e as más posições diante a mesa de trabalho.

Síncopes e enjoos. Correspondem a perdas breves do conhecimento, com queda ao chão. Costumam ser desmaios simples e raramente se devem a uma doença cardíaca.

Perturbações do sono. A mais frequente é a insónia (dificuldade em adormecer ou em manter-se a dormir ou facilidade em acordar demasiado cedo), que é devida a situações de tensão, ansiedade ou maus hábitos de sono. Corrige-se regularizando as horas e o ritmo de sono.

Infecções urinárias. A cistite é uma infecção urinária que provoca dor ao urinar, dor no baixo-ventre e sensação frequente de vontade de urinar. É mais habitual nas mulheres, devido á pequenez da uretra. É frequente ao iniciar as relações sexuais com penetração e as vezes deve-se a uma má higiene genital ou a usar uma roupa interior demasiado justa.

Fungos. Uma infecção por fungos (também chamada micose) é o chamado “pé-de-atleta”: aparecem ardor, avermelhamento e descamação da pele entre os dedos dos pés, tendo relação com uma humidade persistente e falta de higiene. É típica das pessoas que utilizam chuveiros públicos. Além de usar uma pomada com antibióticos contra os fungos, o tratamento baseia-se em manter a zona limpa e seca, usando peúgas de algodão e sapatilhas ou chinelos no momento de utilizar os chuveiros públicos.

Herpes labial. É uma lesão inicialmente vermelha, depois vesiculosa e finalmente crostosa, que aparece tipicamente num dos lábios coincidindo com momentos de tensão ou doença ou durante a menstruação, e que se repete periodicamente. É produzida por um dos vírus do herpes e é contagiosa. O tratamento baseia-se em manter a lesão seca e esperar a evolução espontânea, que pode variar entre poucos dias até duas semanas, sem a arrancar ou morder.

Feridas. É importante que sempre que exista uma ferida esta seja lavada com água e sabão em abundância e se aplique sobre ela uma solução anti-séptica (desinfectante). Se a ferida estiver muito suja ou for de tamanho considerável, apresentar laceração ou for profunda, dever-se-á recorrer ao médico para que avalie se é necessário trata-la cirurgicamente (limpeza e sutura). Nestes casos há que conhecer bem o estado de vacinação, sobretudo no que diz respeito ao tétano, pois trata-se de uma doença que se adquire por contaminação das feridas. Também há que recordar a prevenção da raiva, se a causa da ferida foi a mordedura de algum animal.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...