Saúde

          

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Alimentação e Nutrição

Alimentação e Nutrição


Uma preocupação frequente são os hábitos de alimentação dos adolescentes, por exemplo, se a quantidade é suficiente ou duvidas sobre a comida rápida 8fast food) ou relativamente á anorexia nervosa. A maioria das questões são banais, produto da desinformação sobre as necessidades nutritivas.

Os hábitos alimentares dos adolescentes caracterizam-se por:

  • Tendência para omitir refeições, especialmente o pequeno-almoço e o almoço.
  • Petiscar entre a hora das refeições, especialmente doces (pitéus). É frequente um lanche (snack) substituir uma refeição importante do dia. Se estes substitutos assegurarem as necessidades nutricionais, não há problema. Devem ser pobres em açúcar e gordura e ricos em vitaminas, minerais e proteínas: frutas frescas, sumos de frutas, verduras cruas, nozes, queijos ou iogurte. Devem evitar-se guloseimas, pasteis, batatas fritas, bolachas e bebidas gaseificadas.

Necessidades Nutricionais

O inicio da puberdade (com uma taxa de crescimento alta, mudanças na composição corporal, actividade física intensa e inicio da menstruação nas mulheres) afecta as necessidades nutricionais normais durante a adolescência.

A aceleração do crescimento produz-se nas mulheres entre 10 e os 12 anos e nos rapazes dois anos mais tarde. O crescimento das raparigas é acompanhado de um maior aumento na proporção da gordura corporal do que nos rapazes, em detrimento da massa corporal magra, do volume sanguíneo e do cálcio total corporal. Para suportar estas mudanças, o organismo necessita de uma maior carga de energia (calorias, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas.

Recomendações Alimentares

Embora a relação entre alimentação e doença não esteja totalmente esclarecida, apesar da dificuldade que constitui estabelecer tabelas alimentares gerais, são necessárias algumas recomendações. Não obstante, o estado de saúde depende alem disso, de outros factores.

Entende-se por alimentação equilibrada aquela que proporciona ao organismo alimentos variado e em quantidades adequadas, dependendo estas da idade, do sexo, da actividade física, etc.

Apesar das diferenças íntimas na composição de cada alimento, é possível estabelecer afinidades entre alguns e por isso falaremos de grupos de alimentos, segundo os costumes do nosso meio, distinguem-se os seguintes:
  • Grupo de leite e derivados lácteos.
  • Grupo do pão e das féculas.
  • Grupo das verduras e hortaliças.
  • Grupo das frutas.
  • Grupo das carnes, peixes, ovos e substitutos.
  • Grupo dos óleos vegetais (aceites e margarinas).

Estes são os grupos básicos, ou seja, que se devem comer diariamente para conseguir uma alimentação equilibrada. Alem disso, existem outros alimentos que não são considerados básicos e que formam grupos complementares:
  • Gorduras de origem animal (saturadas) de adição.
  • Açucares.
  • Bebidas refrescantes, estimulantes e alcoólicas.
  • Sal.


1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...