Saúde

          

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Como Evitar a Obesidade

Como Evitar a Obesidade

Habitualmente é muito difícil prevenir ou tratar a obesidade de maneira eficaz. Os estudos a longo prazo demonstram que entre 80% e 90% dos indivíduos voltam ao seu peso anterior ao tratamento, e estas taxas de reincidência são semelhantes ás dos adultos. Em suma, o tratamento da obesidade baseia-se num plano dietético e de exercício para manter o peso e obter um crescimento correcto, além de um imprescindível apoio afectivo.

1- Exercício Físico: deve ser aeróbio e diário, de preferência praticado em grupo e vigiado.

O gasto calórico durante as actividades físicas varia com a dosagem (intensidade e duração)
do esforço e do peso do indivíduo, entre outros factores. Pessoas mais pesadas gastam mais
Calorias do que as pessoas leves para realizar um mesmo trabalho que envolva deslocamento
Corporal. A recomendação actual para o controle do peso corporal é de três sessões por semana que represente pelo menos 1000 Kcal/semana com actividades moderadas. Isto pode ser conseguido, por exemplo, com 6 ou 7 caminhadas de 30 minutos durante a semana. O ideal é que um adulto jovem acumule um gasto semanal em actividades físicas de moderada intensidade da ordem de 2000 Kcal/semana, podendo chegar até 3500 kcal/semana.
2- Dieta: A dieta não tem de ser hipo proteico e deve combinar diferentes alimentos para a tornar mais apetecível. É aconselhável comer com moderação e com calma ou com pausas.

Não se deve fazer uma dieta hipo calórica extrema ou seja trata-se de uma fase de desenvolvimento nem se pode pretender perder peso rapidamente, pois é frequente voltar a ganhar-se peso depois e uma das complicações da obsessão por perder peso é a anorexia nervosa.
É preciso conseguir uma alimentação equilibrada e com as calorias necessárias para a idade e a actividade física do adolescente. Para o conseguir, a dieta deve incluir alimentos de cada um dos principais grupos de alimentos: cereais-legumes, frutas-verduras, lácteos e carne-peixe-ovos.
Devem evitar-se todos os alimentos de escasso valor nutritivo e ricos em calorias excessivas e em geral é preciso reduzir o consumo de gorduras e hidratos de carbono de absorção rápida. Recomendações:
É conveniente cozinhar com azeite de 1º e temperar com azeite mais refinado (0º) e limitar o consumo de sal.
Evitar qualquer ingestão entre refeições. As refeições durante o dia são: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar, com um suplemento de fruta a meio da manhã. É terminantemente proibido comer enquanto se vê televisão.
Evitar bebidas açucaradas. As bebidas permitidas são: agua, leite ou substituído por queijo ou iogurte e sumos de fruta naturais.
Não se deve adicionar açúcar às bebidas permitidas nem aos alimentos. Pode-se adoçar com sacarina.
Alimentos proibidos:
-Chocolate, doces, pasteis, biscoitos, bolos, bolachas, caramelos, gelados, pastilhas elásticas, etc.
-Pipocas, frutos secos, batatas fritas industriais, etc.
Embora as vantagens psicossociais e médicas da perda de peso sejam claras, há que ter presente os ricos que isso comporta. Os tratamentos radicais usados em adultos não se devem utilizar nos adolescentes. Uma restrição calórica, até moderada, pode afectar o crescimento. Neste sentido a terapêutica dietética da obesidade deve, se possível, dirigir-se mais a limitar a acumulação de gordura do que a restringir a energia.
Existem múltiplas dietas, mas em definitivo a eficácia de um plano terapêutico determinado depende do cumprimento e grau de adequação a cada caso. O aumento do exercício físico permitir-lhe-á ingerir mais calorias durante o tratamento. Está demonstrado que se seguem melhor as normas dietéticas se contar com o apoio da família.

Conclusão

Pelos motivos anteriormente apresentados pode-se concluir que o exercício aeróbio apresenta-se como a melhor escolha em programas para a redução da gordura corporal ou seja a obesidade.

1 comentário:

  1. penso que o mais importante (no geral, porque ha excepcoes) e a mentalidade, convencer-se que a vida que leva, nao a beneficia, e que quer melhorar tanto a sua saude como a sua aparencia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...