Saúde

          

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ACNE

ACNE

O acne afecta 85% – 90% dos adolescentes e consiste em lesões característica na pele, sob a forma de pequenas saliências vermelhas, por vezes pustulosas e ás vezes com pontos negros, que correspondem a inflamação do folículo do pelo e da sua glândula sebácea, e que aparecem na cara, no pescoço nos ombros e no peito.

Excepto em casos excepcionais de pessoas realmente alérgicas e determinados alimentos, não se demonstrou nenhuma relação entre a dieta (por exemplo, chocolate e alimentos gordos) e a acne. A acne deve-se a um aumento na produção de sebo (secreção gordurosa) pelos folículos sebáceos da pele como resposta aos níveis aumentados de determinadas hormonas durante a puberdade.

É conhecida a tendência para manusear e espremer as “borbulhas”, mas isto deve-se evitar ao máximo para evitar a sua super infecção e o possível aparecimento de cicatrizes.

As formas mais ligeiras respondem bem a tratamentos dermatológicos, sempre dirigidos pelo especialista, enquanto as formas mais graves requerem um tratamento mais agressivo. Nas adolescentes podem ser administrados inclusivamente estrogénios. Também se deve fazer a lavagem diária da zona afectada com agua morna, sabão e uma toalha macia, esfregando ligeiramente, e evitar, se possível, o uso de cosméticos, sobretudo se forem gordos.

1 comentário:

  1. artigo interessante
    eu sou desse grupos de pessoas que espremeu as "borbulhas" e depois fiquei com uns quantos pontos negros na cara :S

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...