Saúde

          

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Higiene Dentária

Higiene dentária

O hábito de cuidar dos dentes, como os demais hábitos saudáveis, deve ser consolidado nesta idade. Embora a erupção dos dentes se de basicamente na infância, muitas consequências de uma ma higiene dentaria aparecem na adolescência. Sabe-se que 75% dos adolescentes sofrem de cárie dentária.

Há quatro atitudes que permitem evitar a cárie:

- Utilizar uma escova de dentes. Para eliminar os restos de alimentos, deve-se escovar os dentes após cada refeição durante 3 minutos. Lavam-se por dentro e por fora, bochechando depois com água ou com um líquido fluoretado.
As pastas dentífricas fluoretadas tornam a escovagem dos dentes mais agradável.
A escova deve ser mudada ao fim de cada 3 ou 4 meses.

-Alimentação correcta. A alimentação deve ser cariada e equilibrada, e os alimentos devem ser bem mastigados para favorecer a sua digestão posterior. Deve-se evitar: abusar de alimentos açucarados, doces, alimentos muito frios ou quentes, abrir garrafas ou partir cascas de frutos secos com os dentes.

-Utilização de flúor. O flúor aumenta a resistência dos dentes á cárie.

- Visitas regulares ao dentista. A cárie detectada numa fase precoce pode-se solucionar facilmente. As limpezas dentárias a fundo, sobretudo se alem disso há consumo de tabaco, são importantes.

5 comentários:

  1. Muito bom aconselho fazer isto, e no mínimo escovar os dentes 3 vezes ao dia.

    Cumprimentos,
    Jorge Silva

    ResponderEliminar
  2. qual a melhor escova de dentes que aconselha para branquear e mante-los fortes?

    ResponderEliminar
  3. Aconselham-se escovas médias porque são melhores para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos, deve ter também a cabeça pequena para facilmente escovar todas áreas da boca.

    ResponderEliminar
  4. e em relacao a pastas de dentes?

    ResponderEliminar
  5. A maioria dos dentista aconselham a colgate total devido ao seu conteúdo mas em termos de pastas de dentes é quase tudo com o mesmo valor, qualquer pasta com flúor é boa. Também aconselho colgate total ou colgate total + branqueador.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...