Saúde

          

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Lesões a Correr

Lesões a Correr

As lesões desportivas são frequentes nos adolescentes, não só devido ao ímpeto próprio da idade, mas por vezes também por exigências inconvenientes para um organismo em desenvolvimento ou por treinos mal planificados. Contudo a maioria das lesões surgem pelo o mau aquecimento, alongamentos (ou falta deles) ou até o abuso excessivo da corrida sem repouso suficiente.

Dores Musculares

Trata-se de dor muscular que ocorre de 24 e 48 horas após o exercício. Eles desaparecem em três dias. Em caso de rigidez, a recuperação é possível, mas em pequenas doses. O calor (banho quente ou sauna) é uma boa maneira de aliviar as dores.
O calor produzido por um banho quente ou uma massagem vai diminuir ou até remover a dor. Atenção, banheiras de hidromassagem reduz o inchaço.

Tendinite

É uma inflamação de um tendão, o que representa todas as reacções do organismo a uma lesão. Ocorre quando a carga de trabalho é demasiado elevado, os sinais de uma tendinite são dor, vermelhão, inchaço do tendão, bem como aumento de calor local.
A desidratação é a principal causa da tendinite (deve-se beber pelo menos 2,5 L por dia, com uma contribuição adicional durante a corrida)
Tratamento:
Imediatamente : descanso e gelo são as únicas soluções mas com anti-inflamatórios e analgésicos receitados pelo seu médico ajudará a melhorar.
Descansar e colocar o gelo por 10 minutos a 20 minutos, a vitamina C e cálcio também é bom para tratar da tendinite.

Contracções

É sobretudo um sinal de exame muscular encontrada uma área difícil palpação. Algumas contracções são causadas pelo uso excessivo do músculo, que leva a um distúrbio do metabolismo muscular.
O tratamento baseia-se em repouso, analgésicos, calor. A evolução é geralmente boa em dez dias de descanso.

Entorse no tornozelo

É uma lesão menos grave, os ligamentos podem ser esticados (entorse leve) ou parcialmente feridos (entorse média) para ser completamente uma entorse grave é quando causa um deslocamento.
Tratamento:
Gelo – Alivia a dor.
Retirar o tornozelo de apoio
Uso de fita adesiva para apoiar a articulação

Fadiga Muscular

Os músculos, em geral, são capazes de realizar a quantidade de trabalho até ao limite máximo. Se tentar exceder este limite, faz cansar as células musculares e se esforçar as células além de sua capacidade, são danificados por lágrimas na sua membrana.
Os sinais de alerta da fadiga são:
Noites inquietas, falta de motivação, fadiga geral, dores musculares, rigidez muscular.
A lesão geralmente ocorre quando fazem muitas milhas de corrida e de repouso insuficiente.

Músculos isquiotibiais e lágrima

Lágrima:  a dor é mais acentuada e mais ampla, porque um grande número de fibras musculares são afectadas. Contracções, alongamentos e palpação vontade, são muito dolorosas ou impossíveis.

Ruptura muscular:  Esta é uma acusação de todas as fibras musculares. A morfologia do músculo afetado será interrompida o que ajudará no diagnóstico. O tratamento consistirá de uma imobilização rigorosa durante 6 semanas, por vezes acompanhados por um procedimento cirúrgico.

Como prevenir estas lesões?

Um aquecimento, alongamento, exercícios progressivos em intensidade e duração, hidratação suficiente, dieta equilibrada (incluindo frutas secas de minerais), pode prevenir a maioria destas lesões.

(Nota interessante)

A morte súbita de um adolescente enquanto pratica um desporto é rara e em geral devida a doenças cardiovasculares ou vasculares cerebrais que passaram desapercebidas. Esse é um dos motivos que justiçam a realização sistemática de exames de aptidão desportiva: a detecção de problemas do ritmo cardíaco ou a história familiar ou pessoal de síncopes e desmaios devem orientar no sentido de um estudo pormenorizado dessa pessoa.
Nunca se devem usar medicamentos ou drogas para tentar melhorar o rendimento desportivo, pois têm efeitos secundários muito graves.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...