Saúde

          

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Constipação E Saúde Digestiva

Para quem ainda não sabe, constipação é o retardamento do trânsito intestinal. É nada mais nada menos que a famosa prisão de ventre. Esse problema traz um grande desconforto e pode ser um fator de risco preocupante para as hemorróidas, diverticulose e outros problemas intestinais mais graves.

Geralmente trata-se de um problema mecânico onde certas partículas caminham muito lentamente pelo trato digestivo. A constipação pode levar a fezes duras e a evacuações extremamente difíceis.

Antes de ficar se intupindo de lacto-purga ou gastando uma boa grana com Activia, a constipação poder ser aliviada e até mesmo curada com simples mudança no seu estilo de vida:

- exercícios diários: sempre que se fala em atividade física o que se vem à nossa cabeça são os benefícios para coração e músculos. Certíssimo! Mas os exercícios físicos beneficiam seu corpo inteiro, e o intestino está incluído no pacote;

- utilize alguma técnica de relaxamento: não interessa a técnica.
Seja yoga, meditação ou o que preferir, mas contanto que faça. Isso alivia o estress, que interfere em quase todo o nosso corpo, inclusive o intestino;

- tente manter um horário regular e jamais ignore os momentos em que sente vontade de evacuar: essa é com certeza mais difícil. Haverá ocasiões em que a vontade virá na hora em que você estará no metrô indo para o trabalho. Por isso eu disse no começo: tente. Se você conseguir ter um horário regular de preferência logo ao acordar, melhor. Os movimentos peristálticos vêm e vão. Ignorar a vontade de evacuar é perder uma boa oportunidade. Quanto mais tempo as fezes ficarem no intestino, mais difícil será a reabsorção de água e com isso mais difícil a expulsão. Ou seja, vai literalmente dar m…. e olha que não saiu nada!

- evite o uso de cafeína: algumas pessoas sabem que de uma certa forma a cafeína pode servir como laxante. Só que ela faz com que seu intestino venha a funcionar num rítimo anormal.

- não fume: esse é o mais complicado. Eu conheço muitos e muitos fumantes. E todos, sem exceção, sabem dos malefícios que o cigarro traz: problemas de coração, aumento do risco de varios tipos de câncer, dentre outros. Mesmo sabendo do perigo que correm com esse vício, nenhum deles está interessado em largar o cigarro. Ora, se doenças graves como o câncer, não os fazem parar de fumar, quanto mais uma prisão
de ventre!

- beba muito líquido: pelo menos oito copos de água por dia;

- coma pelo menos 40 gramas de fibras por dia: mas se for comer fibras sem beber água, é melhor nem comer. As coisas só vão piorar.

fonte: estoubeim

2 comentários:

  1. Uma boa dica aloe vera.
    Não é qualquer uma claro veja bem onde vai comprar que seja estabilizada e com certificados.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...