Saúde

          

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Exercício Físico e Desporto

Exercício Físico e Desporto




Muitos adolescentes praticam desportos, e quase todos fazem exercício físico na escola. Contudo, também há adolescentes absolutamente sedentários (favorecidos pela televisão e computadores, bem como pelos veículos motorizados) e em geral, segundo os dados de que se dispõe, um número muito considerável não faz exercício físico suficiente.

A importância e a necessidade da actividade física são enormes, não só nesta fase, mas durante toda a vida: ajuda a controlar a tensão arterial, a reduzir e a manter o peso e a manter-se activo e ágil. Por isso, a falta de exercício físico é prejudicial.

Um ponto que pode ser conflituoso é o que se relaciona com os desportos organizados e, em geral, com os desportos de competição. Todos eles podem proporcionar uma experiencia positiva no que diz respeito a disciplina e cooperação, e ate o sucesso e o fracasso podem ser instrutivos. Porém, a filosofia de ganhar a todo o custo é inaceitável e interfere com o divertimento que a actividade física pressupõe.

Da mesma forma que o adolescente integra na sua actividade diária (quer seja o trabalho escolar ou o trabalho remunerado ou em formação) actividades como as saídas com o grupo de companheiros, a musica ou as danças, também deveria incluir o exercício físico, competitivo ou não.

O exercício físico beneficia todos os adolescentes, altos ou baixos, gordos ou magros, com boa ou ma coordenação motora, sãos ou com alguma incapacidade física ou mental. Haverá sempre uma actividade que cubra as suas possibilidades e os seus interesses.

4 comentários:

  1. eu faço bastante.. ou procuro fazer! e adoro desporto!

    ResponderEliminar
  2. também adoro fazer desporto tenho que jogador sempre futebol se não já não me sinto bem :D

    ResponderEliminar
  3. Vida sem desporto ou exercício não faz sentido.

    Cumps

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...