Saúde

          

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Hipertensão - Soluções Naturais 01

Al Sears é um renomado médico norte americano conhecido como o "Doutor Cura Coração". Ele é diretor do Center For Healt And Wellness, uma clínica de medicina integrativa e antienvelhecimento no sul da Flórida.
Em seu livro "The Doctor's Heart Cure", ele dá vários passos para você ter um coração saudável sem o uso de remédios que deixam você ainda mais doente, além de livrar-lhe do gosto ruim das modernas dietas e do sofrimento de horas e horas de exercícios de longa duração.
Seguem algumas dicas que tirei desse livro, onde se você tem pressão alta, poderá baixá-la a niveis normais. É lógico que para que essas dicas dêem resultado, você deverá observar outros fatores importantes, como sua alimentação e mais ainda, seu nível de stress.
Vamos então ao que interessa. O fato de você ter hipertensão significa que seu corpo está lhe dizendo alguma coisa. É um sinal de alerta que você pode enfentrar uma doença cardíaca e se não tomar logo as providências cabíveis, sérios problemas virão, como insuficiência renal, derrames, ataques cardíacos, perda de visão, e um risco sete vezes maior de um derrame que as pessoas que têm pressão normal. Assustador, não ? Mas, todo e qualquer sinal de alerta, tem como função, alertar! Mais óbvio que isso, impossível. Cabe ao alertado agir ou não. E isso não é diferente para a hipertensão. Você mediu sua pressão, ela deu alta, considere isso como se seu corpo estivesse lhe falando: "ei, está na hora de fazer alguma coisa! Portanto, faça!".
As primeiras recomendações são extremamente manjadas, apesar de muita gente saber e mesmo assim não dão importância até o momento que um sério problema acontece:
a) Não fume - se você não sabe disso, o problema, além de hipertensão, pode estar no seu cérebro, pois até na própria carteira de cigarro, há o aviso dos males que ele causa. Se você tem pressão alta e fuma, tem cinco vezes mais propensão a ter um ataque cardíaco e dezesseis vezes mais a ter um derrame do que se não fumasse;
b) Perca peso - não é novidade que pessoas com excesso de peso tendem a ter pressão alta.  Segundo o Dr. Sears, uma análise de cinco estudos envolvendo perda de peso e hipertensão descobriu que, em média, perder 9 quilos, resulta num declínio de 6,3 mmHg na pressão sistólica (valor mais alto), e 3,1 mmHg na pressão diastólica;
c) Evite certos medicamentos desnecessários - antihistamínicos, descongestionantes, remédios para resfriados e moderadores de apetite tendem a elevar a pressão sanguínea;
d) Evite excessos de café e bebidas cafeinadas - não é para evitar as bebidas e sim o excesso! Continue tomando seu cafezinho, mas uma ou duas xícaras pela manhã. Não precisa mais que isso;
e) Limite o consumo de álcool - basta uma taça de vinho por dia. Isso faz até bem. Mas, consumo acima disso pode elevar a pressão;
f) Relaxe - o estresse leva à secreção excessiva de cortisol, que leva a condições negativas de saúde, incluindo a pressão alta.
Feito o básico, vamos agora ver como os alimentos podem lhe ajudar.
a) Belisque um aipo - comer aipo, vulgo salsão, ajuda a diminuir a pressão relaxando as células de músculo liso nos vasos sanguíneos. Mastigar uns dois talos de aipo por dia fornece o suficiente do seu ingrediente ativo conhecido como 3-butilftalida, para reduzir a pressão.
Se quiser saber um pouco mais sobre o aipo, clique aqui.
b) Vá fundo no alho - o alho é muito efetivo para diminuir a pressão. Ele é um vasodilatador natural. Ele também produz uma acentuada queda no colesterol e nos triglicérides. O ideal são de 2 a 3 dentes de alho por dia, mas as cápsulas de alho também têm dado bons resultados.
c) Mantenha um nível ótimo de potássio para um coração saudável - baixo nível de potássio pode causar doença do coração, afirma o Dr. Al Sears. E a melhor maneira de estar seguro em obter potássio suficiente é escolher as comidas certas, particurlarmente depois de exercícios físicos.
Muitos médicos passam diuréticos, betabloqueadores e inibidores de ECA, que baixam os níveis de potássio. As comidas processadas, com um nível de sódio altíssimo, também pode derrubar seus niveis de potássio. Os sintomas mais comuns de baixa de potássio são cãimbras musculares, fraqueza acompanhados de sede e urinação frequente. E pasme...a melhor maneira de obter potássio é atraves da comida e não de suplementos! Nozes e castanhas ou um bom abacate são as melhores fontes de potássio. Experimente! E não tem contra - indicação.
e) Mantenha níveis ótimos de cálcio e magnésio para a saúde do coração - procure sempre otimizar essses dois minerais, mas através de alimentos. Você pode até tomar suplementos, mas nesse caso, procure um médico para lhe orientar, pois níveis exagerados pode dar problemas. Isso não ocorre quando você ingere o cálcio pela alimentação. Assim, segue uma lista dos alimentos ricos nesses minerais:
Alimentos ricos em cálcio: leite (1 xícara), Iogurte (1 xícara), Salmão (85 g), Queijo (28 g);
Alimentos ricos em magnésio: Amêndoas (1/3 de xícara), Tofu (1/2 xícara), Castanha de cajú (1 xícara).
Em breve postarei muitas outras dicas sobre o assunto, mas essas descritas já são de uma grande eficácia.

fonte: estoubeim

4 comentários:

  1. Gosto de soluções naturais e esses artigos eh que atrai gente :D

    Bom artigo!

    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. estava mesmo há procura destas dicas obrigado

    ResponderEliminar
  3. e não abusar do açúcar nem do sal :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...